Capítulo 11 - O sistema de Condução Eléctrica

Depois de produzida, a electricidade tem de ser distribuída pelos clientes que a usam. Portugal e muitos outros países possuem uma vasta rede de condução eléctrica. Em qualquer lugar vês os fios eléctricos suspensos pelos postes de alta tensão.

transmission.gif (11198 bytes)

Um gerador a funcionar produz electricidade com uma voltagem de 25000 volts. Um volt é a medição da força do movimento eléctrico, ou seja, é a força que empurra os electrões dentro de um circuito eléctrico.

O nome volt vem de um físico italiano chamado Alessandro Volta que inventou a primeira bateria.

substation.gif (23091 bytes) Para conduzir a electricidade a longas distâncias é necessário aumentar-lhe a voltagem; por isso, a energia eléctrica vai, em primeiro lugar, para um transformador eléctrico que lhe aumenta a voltagem até 400000 volts.

A energia é transportada por cabos eléctricos grossos constituídos por cobre ou alumínio porque têm uma resistência baixa. (Com certeza lembras-te do capítulo 2 onde aprendeste que quanto maior a resistência do fio mais quente fica e menor é a condução eléctrica). Estes cabos conduzem a energia até uma subestação eléctrica. Lá, os transformadores diminuem a voltagem eléctrica, em diferentes níveis de potência consoante a sua aplicação e local onde a electricidade se destina: fábricas, casas, escolas, candeeiros de rua, etc.

Na tua vizinhança, existe outro pequeno transformador colocado num poste eléctrico que converte a electricidade em níveis eléctricos ainda mais pequenos para poder ser usada na tua casa. A voltagem utilizada no abastecimento doméstico em Portugal é 220 volts. Actualmente já existem novas linhas de distribuição eléctrica subterrânea.

A electricidade que entra em tua casa passa primeiro por um contador. A companhia eléctrica (EDP- Electricidade de Portugal) através do contador sabe quanto gastaste e seu respectivo preço.

meter.gif (22653 bytes)

No fim de medida, a energia eléctrica vai para um quadro que protege a casa de possíveis avarias. Quando o quadro dispara é porque algo está mal; pode haver uma sobrecarga eléctrica (se tiveres muitos electrodomésticos ligados ao mesmo tempo) ou um curto-circuito.

Nunca mexas nos fios eléctricos nem nas tomadas, deves chamar sempre um adulto ou electricista que arranje a avaria em segurança.

Revisão da matéria dada

1. A electricidade é em primeiro lugar conduzida para um transformador que aumenta substancialmente a voltagem eléctrica.
2. Os cabos eléctricos espessos transportam a carga eléctrica até ás cidades ou vilas onde estão colocadas subestações eléctricas que reduzem a voltagem conforme seja a sua aplicação.
3. Na tua vizinhança existe outro transformador que reduz a carga eléctrica até aos 220 volts.
4. Dentro de todas as casas existe um contador para que a companhia eléctrica nos cobre pela energia que gastámos.
5. Nunca toques nos fios ou tomadas eléctricas, pois podes apanhar um choque.

[Menu Principal] | [Gás Natural]

(Texto - traduzido e adaptado - e imagens extraídos do site "Energy Quest")