Capítulo 14 - Energias não renováveis e sua preservação

Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, nas quais se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovados.

Mas, há outras fontes de energia que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.

As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renovável.

Deves desligar os aparelhos que não estão a ser usados, vistos ou ouvidos e apagar as luzes da sala ou do quarto quando ninguém lá está.

Ao colocar isoladores nas paredes podemos reduzir a quantidade de energia necessária para aquecer ou arrefecer a casa. Isolar a casa é como vestir uma camisola ou casaco quando tens frio; da mesma forma o isolador prende o calor dentro de casa mantendo uma temperatura agradável.

Para fabricar todos os jornais, canos de alumínio, garrafas de plástico e outros bens é necessário gastar muita energia. Através da reciclagem - processo que consiste em triturar ou moer os materiais para voltar a usá-los - os objectos podem ser aproveitados utilizando muito menos energia do que se produzíssemos com matérias primas. Assim, outra forma de poupar energia é através da reciclagem.

Nos veículos automóveis também é possível minimizar o consumo de combustível; por exemplo se os pneus estiverem convenientemente cheios, o carro afinado com ar e óleo limpo andando da forma mais correcta gasta-se menos gasolina. Nunca sobrecarregues o carro, pois quanto mais carga mais difícil é a deslocação e, por isso, gasta mais combustível.

Quando os teus pais comprarem um carro novo diz-lhes para comparar cada modelo e adquirir aquele que gaste menos litros de combustível por km.

Também podes poupar energia na tua escola. Em cada semana a turma pode eleger um encarregado que garanta o racionamento correcto da energia. Implementa uma Patrulha de Energia. Começa por colocar pequenos avisos por cima dos interruptores eléctricos com o seguinte: "Não esquecer de apagar as luzes". Tenta garantir que todos os teus colegas mandam para a reciclagem os canos de alumínio, garrafas, papeis e jornais, etc. Não te esqueças de separar o lixo quando o despejas: o vidro no vidrão e o papel e cartão no papelão.

A energia Biomassa

A biomassa é o material que normalmente imaginamos como lixo. São restos e sobras de toda a espécie: árvores mortas, ramos de árvores, restos de relva cortada, cascas de árvores e serradura que sobram nas carpintarias, sobras de colheitas, cascalho e pedras miúdas das habitação, produtos de papel e outros objectos que deitamos fora.

A biomassa pode ser aproveitada para produzir electricidade reduzindo a necessidade de recorrer a outras fontes de energia.

Na Califórnia, a biomassa é responsável pela produção de 2,77% de toda a energia eléctrica.

O uso da biomassa não contribui para o aquecimento global da Terra. As plantas usam e armazenam bióxido de carbono enquanto crescem, depois ele é libertado quando queimamos as plantas. Assim, termina-se o ciclo de armazenamento do bióxido de carbono. Este gás em quantidades excessivas provoca o efeito de estufa ou o aquecimento global do planeta.

A grande vantagem da biomassa é que pode ser reutilizada e transformada noutros produtos como o papel e fertilizantes; acumula-se menos lixo nas lixeiras e é necessária menos terra para depositar o lixo.

A biomassa é amiga do ambiente porque pode ser reduzida, reciclada e reutilizada.

Hoje em dia descobrem-se novas formas de a usar, por exemplo, para produzir um álcool especial que serve de combustível para os carros. Outra maneira de usar a biomassa é transformá-la em gases inflamáveis cujo objectivo é a produção eléctrica.

[Menu Principal] | [Conclusão]

(Texto traduzido e adaptado do site "Energy Quest")